segunda-feira, 25 de junho de 2007

PROA 17/15 _ Relatório do grupo

A semana foi bastante produtiva. Nossa coordenadora criou o blog colaborativo, começamos a explorar a ferramenta comeeko, fizemos muitas descobertas, como colocar balões de falas nas imagens escolhidas, colocar acessórios, criando assim uma história em quadrinhos bem interessante e divertida.Iniciei o tutorial de uso da ferramenta, pois assim acredito que facilita o uso de quem pretende explorar a mesma.
O comeeko é realmente uma ferramenta interessante. Nele também podemos definir o layout, é possível visualizar as imagens criadas por outros usuários, renviar imagens próprias, até criar uma pequena história, como numa revista. As fotos ficam armazenadas no próprio servidor do Comeeko, mas se tem a opção de torná-las públicas ou não. É divertido brincar.
Pedagogicamente, vejo possibilidade de uso em todas as disciplinas, depende da criatividade: uma aula falando da história da Matemática, por exemplo, ficaria bem mais divertida se após a pesquisa e/ou informações do professor os alunos pudessem fazer um comic strip. Divulgação de atividades da escola ou projetos de alunos também ficariam interessantes no comeeko. (Ivonete)
Sabe Ivonete; que pensando dessa forma, descobri que posso utilizar o Comeeko em um projeto de fotografia que o NTE(Videira) está trabalhando com uma escola. O projeto de fotografia não é aquele de estudo da história; que compara fotografias antigas e as de hoje. O projeto analisa a imagem em si, a imagem como retrato, a imagem como publicidade, a imagem como paisagem e outros. Capturando as emoções as situações de cada momento retratado pela fotografia. E é aí que o Comeeko pode entrar, representando através de seus recursos o que aquela imagem nos passa. O que aquela pessoa poderia estar pensando naquele momento. Até a fotografia dos próprios alunos, em situações que eles mesmos escolheriam, e construiram seus pensamentos. (Ermelina)

11 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi grupo

Achei falta da interação aqui a semana toda. Uma postagem da Viviane, o início da Ermelina e as postagens da Sonia realizadas ontem.

Seria interessante o grupo se integrar e construir efetivamentye um trabalho conjunto.

Relembro que a atividade pede:

"Usem este blog para tudo o que for referente às tarefas desta atividade (diário de bordo, coleta de material, propostas/construção de texto, postagem de idéias, avisos, contato), bem como, para a postagem do trabalho final."

Email e MSN não deixam o registro aqui da atividade do grupo.

abraço!

Ivonete - Dois Vizinhos disse...

Oi colegas!
Quanto ao relatório do grupo, fiquei em dúvida entre fazer uma postagem nova ou dar sequência na da Sônia, fiquei com a segunda opção. Espero não ter feito besteira!

Sônia Bonfim disse...

Olá Ivonete, é claro que você não fez besteira, estamos realizando um trabalho colaborativo onde todos devem contribuir com suas descobertas, expectativas e dúvidas, só assim com certeza nosso crescimento será muito maior.
Abraços,

Ermelina disse...

Ivonete!
Fiz o mesmo que vc , continuei , acho que está legal assim. Abraços

Suzana Gutierrez disse...

Isso, gurias.

Porém, depois é interessante dar forma a este relatório, tirando os diálogos e apresentando o relato da atividade semanal completo.

Algué pensou em construir parte do tutorial usando o comeeko?

abraço!

Sueli Rossi disse...

Olá pessoal!
Realmente já pensaram que legal usarem os balões para simular um diálogo... uma chamada, uma observação... no tutorial? Bem original!
Desculpem a intromissão,me empolguei...rsrsrs.
Sou a Sueli e iniciei minhas visitas aos blogs dos trabalhos em grupo.
Bom trablalho para vocês
Beijos
Sueli

Salete Asen disse...

Olá pessoal!

Estou fazendo uma visita ao blog de vocês.O trabalho de vocês está muito bom.
Voltarei mais vezes rsrs...

Bom trabalho!

Abraços,

Salete

MARLENE HERTER DALMOLIN disse...

Ola,
Gostei muito do tal COMEEKO, que nome interessante parece comida...AH!brincadeira!
Mas, achei muiro interessante, e vcs conseguiram explicá-lo muito bem, fazendo que eu ficasse bem interessada em conhecer e utiliza-lo.
Parabéns.
Um grande abraço.
Marlene/Joaçaba

Myrian Laste disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Myrian Laste disse...

Tudo bem, estou visitando o blog de vocês e conhecendo o Comeeko, voces conseguiram apresentá-lo muito bem.
Parabéns!
Abraços
Myrian

Esoleide disse...

Olá grupo,
Interessante este Comeeko,
Estou passando para dar aquela "olhadinha" no blog dos grupos. Bom trabalho!
Esoleide